Projetos

Projetos de pesquisas coordenados pela prof. Maria Rosário de Carvalho:

2014 - Atual
Tradições de conhecimento, processos políticos e construções cosmológicas entre os povos indígenas do sul e extremo sul baianos

Descrição: O guia principal a orientar este Projeto, em face das suas características, será a distinção, sistemática e cuidadosa, dos níveis de observação e interpretação correspondentes ao objeto a ser construído, de forma relacional e etnograficamente detalhada -- tradições de conhecimento, processos políticos e construções cosmológicas atinentes aos povos indígenas do sul e extremo sul da Bahia --, sejam aqueles vinculados à situação vivida pelos atores, sejam às imagens e símbolos por eles acionados, conscientemente ou não. Nesse sentido, ao invés de buscar obter qualquer compreensão unívoca, que será incontornavelmente evitada, buscarei evidenciar os estratos de significação que, embora se interpenetrem, mantenham uma certa autonomia estrutural. Trata-se de projeto de renovação da Bolsa PQ.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 


Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.

2013 - Atual
A Trajetória dos Indios Kariri-Sapuyá da Pedra Branca, Recôncavo Sul Baiano

Descrição: Em andamento, apoio da FAPESB. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . 

Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador / Jurema Machado Andrade de Souza - Integrante / Cloves Macedo - Integrante / Vinicius Gesteira - Integrante / Larissa Hohenfeld - Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

2013 - Atual
Fontes Estatísticas Vitais Contínuas na porção sul do Recôncavo Baiano (Diocese de Amargosa e seu entorno)

Descrição: tem como objeto a transcrição, sistematização e análise de fontes estatísticas vitais contínuas concernentes a uma porção da região sul do Recôncavo Baiano, aquela formada pela Freguesia de Nossa Senhora de Nazareth da Pedra Branca, pertencente à Diocese de Amargosa, e o seu entorno (Cachoeira, Castro Alves, Curralinho, Nossa Senhora da Conceição, Cruz das Almas, Gavião, Santa Terezinha, São Felipe, Gibóia, Monte Cruzeiro, Tapera e Ubaíra/Areia) Trata-se de um conjunto significativo de livros concernentes a registros de matrimônios, batismos, óbitos, proclamas e crismas que foram microfilmados, em 1980, pela Sociedade Genealógica de Utah/Estados Unidos da América/Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e digitalizados entre 2007-2010. Tal conjunto permite reconstituir o sistema interétnico ali estabelecido, formado, em geral, por quatro categorias, então denominadas raças, i.e., brancos , pretos , pardos e caboclos (em certos livros, há a identificação também de mulatos, crioulos e mamelucos). Vale observar que não se trata de um tema fortuito, mas de um subtema relacionado a um programa de pesquisas que venho desenvolvendo na porção sul do recôncavo baiano há mais de quinze anos. Os objetivos do presente projeto são, pois, (a) digitar, sistematicamente e de acordo com normas já fixadas (Agostinho, 1995) os livros microfilmados pertinentes à Amargosa e seu entorno (v. Planos de Trabalho dos Bolsistas); (b) discernir o sistema interétnico formado em cada aldeia, paróquia e, ou vila; (c) discernir o sistema interétnico formado pela Diocese de Amargosa e seu entorno; (d) mapeamento das fontes estatísticas vitais contínuas (matrimônios, batismos e óbitos) ao longo do período recoberto pelos livros, i.e., 1740-1940, registrando, e analisando, à luz das peculiaridade de cada período histórico, as suas características. . 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) . 


Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador / Vanessa Moraes - Integrante / Pedro Henrique Nascimento Maia - Integrante / Isail Cristina de Araújo Soares - Integrante / Viviane de Jesus Cruz - Integrante.

2012 - Atual
Reconstituição das fronteiras étnico-histórica e econômica do centro-oeste baiano ao longo do período 1839-1889

Descrição: reconstituir as fronteiras etno-histórica e econômica da região, no lapso considerado, mediante a análise de um conjunto documental identificado, transcrito e digitado no âmbito do Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB), que eu coordeno, de acordo com rigorosas normas paleográfico-documentais.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 


Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.

2012 - Atual
A história do contato entre Índios e regionais, Estado e Missionários, na região centro-oeste da Bahia, no período 1839-1889

Descrição: A história do contato entre Índios e regionais, Estado e Missionários, na região centro-oeste da Bahia, no período 1839-1889, mediante a análise de um conjunto documental identificado, transcrito e digitado no âmbito do Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB), que eu coordeno, de acordo com rigorosas normas paleográfico-documentais. Tal conjunto encontra-se já digitado e em condições de ser analisado segundo a referida inflexão temática.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 


Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.

2010 - 2012
Os índios da Reserva Paraguassu-Caramuru: parentesco, território, identidade e memória

Descrição: O objetivo do Projeto é reunir a bibliografia de caráter etnológico e documental produzida sobre os povos indígenas aí estabelecidos, com vistas ao desenvolvimento de um trabalho de sensibilização para o conhecimento das suas trajetórias, através do apelo à memória dos mais velhos.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) . 

Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

2008 - 2011
Reação Indígena à Conquista Os Kariri-Sapuyá da porção sul do Recôncavo Baiano (1755 - 1898)

Descrição: Resumo: O objeto deste Projeto é, justamente, a reação à conquista dos denominados Índios da Pedra Branca, da Freguesia de Nossa Senhora de Nazareth da Pedra Branca, que viviam na porção sul do Recôncavo Baiano, até o final do século XIX. O objetivo é produzir uma etnografia histórica, apenas deslocando o campo da interação intersubjetiva para a massa documental identificada, transcrita, digitada e revisada. Nesse sentido, o horizonte histórico compreendido pelo período 1755- 1898 será tratado como um sistema de relações significativas operando no eixo da sincronia/diacronia, uma vez que, sempre que se fizer analiticamente produtivo, a sincronia será intersectada por certos eventos históricos extraídos do fluxo da realidade investigada. Bolsa Produtividade de Pesquisa do CNPq.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2008 - 2009
Mobilização estratégica supra-étnica entre Índios do Nordeste

Descrição: O Projeto se propõe investigar, mediante observação participante e registro etnográfico sistemáticos, recente mobilização política que envolveu, predominante mas não exclusivamente, Índios Kiriri e Kaimbé, cujo objetivo foi a demissão do administrador da unidade regional da FUNAI que atende a esses e a mais oito povos estabelecidos no nordeste. Buscar-se-á apreender os significados, predominantemente simbólicos e políticos, dessa mobilização, assim como os realinhamentos que tiveram lugar e a sua repercussão sobre a estrutura política tradicional; os fatores que ensejaram a ascensão de jovens índios questionadores da ordem estabelecida, a exemplo de MK; se, e como, a mobilização afetou a força política de líderes tradicionais e, finalmente, as motivações que presidiram a formação de um movimento estratégico de caráter supra-étnico ou interétnico. Programa Permanecer.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 

Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.

Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.

2008 - 2009
Realinhamentos políticos na TI Kiriri?

Descrição: No período compreendido entre agosto de 2007 e janeiro de 2008, teve lugar forte mobilização, desencadeada notadamente por índios Kiriri, Kaimbé e Tuxá, cujo objetivo foi a demissão do administrador da unidade regional da FUNAI que atende a esses e a mais oito povos estabelecidos no nordeste, mais precisamente em torno do município de Paulo Afonso Há dez anos no cargo, o administrador foi acusado de favorecer certos líderes e povos em detrimento de outros, assim como de exercer forte centralização política, à semelhança de LGS, e de desviar recursos (A Tarde 17.11.07). Entre os mobilizados se destacou MK, um jovem kiriri que, até então, só exercera liderança internamente à Mirandela e, mais particularmente, no âmbito do seu grupo geracional, graças à sua participação em uma entidade não-governamental que desenvolveu, entre os Kiriri, um projeto de inclusão digital. A mobilização interétnica, que chegou a abranger oito povos da região, culminou com a exoneração do administrador regional. O Projeto se propõe investigar, mediante observação participante e registro etnográfico sistemáticos, os significados, predominantemente simbólicos e políticos, dessa mobilização através da participação e percepção dos Índios Kiriri; os realinhamentos que tiveram lugar e a sua repercussão sobre a estrutura política tradicional; os fatores que ensejaram a ascensão de jovens índios questionadores da ordem estabelecida, a exemplo de MK; se, e como, a mobilização afetou a força política de LGS; e, finalmente, as motivações que presidiram a formação de um movimento estratégico de caráter supra-étnico ou interétnico.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 


Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.

2008 - Atual
Ideologia e Consciência de Gênero Feminino em dois contextos de exposição étnica (sul e extremo-sul baianos)

Descrição: Examinar se, de fato, tem lugar uma inflexão étnica, operada pelos líderes masculinos, nos dois contextos de investigação, e como ela repercute nos planos das relações conjugais e familiares, e, mais particularmente, na esfera da subjetividade feminina, com ênfase particular sobre a esfera reprodutiva. EDITAL PIBIC/UFBA 01/2008. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 


Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.

2007 - 2008
A Persistência do Xamanismo entre os Índios Kiriri do Sertão Baiano

Descrição: Prolongamento do projeto Índios Kiriri do sertão baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico, visando, agora, menos focalizar o processo de etnificação do discurso xamânico e mais a persistência do xamanismo entre os Kiriri, as suas eventuais transformações com a introdução do Toré, a importância política dos Tuxá e, particularmente, do pajé Armando Apako para a revitalização das práticas xamanística kiriri, e a acomodação do Toré no sistema xamanístico. . 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 

Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.

Financiador(es): Programa Permanecer/UFBA - Bolsa.

2007 - Atual
Patrimonialização do Religioso: tombamento de terreiros de candomblé e competição pelo espaço religioso desencadeado pela IURD, em Salvador, e região circunvizinha do Recôncavo, Bahia

Descrição: O objeto do projeto incide (a) sobre os registros de tombamento de terreiros de candomblé no Estado da Bahia, mais particulamente compreendido pela cidade do Salvador e a circunvizinha região do Recôncavo (b) os ataques desfechados contra os terreiros, pela Igreja Universal do Reino de Deus, nesse mesmo âmbito etnográfico. A pretensão é apreender as estratégias acionadas, pelos diversos agentes institucionais, para preservar e legitimar os seus espaços sagrados, lançando mão de mecanismos nacional e internacionalmente consagrados e, ao mesmo tempo, estabelecendo conexões com redes nacionais e internacionais. Edital CNPq nº 01/2007, Seleção Pública de Propostas para Concessão de Cotas de Bolsas de Iniciação Científica a Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica (Pesquisadores do CNPq). Aprovado com a concessão de 03 bolsas.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) . 

Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2007 - Atual
Ideologia e Consciência de Gênero Feminino em Contextos de Distinta Exposição Étnica

Descrição: Os contextos empíricos de investigação do Projeto aprovado pela Seleção pública de Projetos de Pesquisa nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, Edital CNPq nº 061/ 2005 -- são a porção sul do Estado da Bahia, onde está localizada a Reserva Indígena Paraguassu-Caramuru, criada, pelo então Serviço de Proteção aos Índios (SPI), em 1926, e dois grupos negros, hoje identificados como quilombolas, estabelecidos no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina do mesmo Estado da Bahia Os dados que apóiam o Projeto parecem evidenciar que, no primeiro dos dois contextos etnográficos, o planejamento do tamanho da prole não constitui tema de estrita decisão dos cônjuges indígenas, tampouco se outorga ao gênero feminino o controle mais direto sobre a sua fertilidade. Ao contrário, o entendimento que prevalece, principalmente entre os membros do estrato que detém o poder político, é que essa é uma questão que transcende o setor doméstico, passando a ser estrategicamente determinada por uma razão étnica. Por outro lado, sinais emitidos por certas mulheres parecem apontar para a busca de autonomia no nível mais básico da interação social, ou seja, o das comunidades e famílias. Já no caso dos grupos negros o objetivo é verificar, entre as mulheres, se, como preconiza a literatura antropológica, a sua consciência de gênero é mais forte, uma vez que entre elas não se interporia, predominando, a consciência étnica. . 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 

Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.

Financiador(es): PIBIC/CNPQ - Bolsa.

2005 - 2007
Parentesco, Território, Memória e Identidade Étnica entre Ìndios Pataxó do extremo-sul baiano e Negros da Chapada Diamantina

Descrição: A seleção tanto dos objetos teóricos quanto dos loci empíricos que compõem este Projeto é decorrente de um movimento de retomada de estudos anteriores, para os quais a atenção e os esforços da sua coordenadora se reorientam, na expectativa de poder efetuar novos e mais duradouros desenvolvimentos. O parentesco tem sido, inquestionavelmente, a dimensão central na teoria antropológica, e, para muitos, ainda fornece a via de acesso mais fácil aos informantes (Schusky E.L. 1973. Manual para Análise de Parentesco. São Paulo: EPU. p. 6). Para Adam Kuper, por exemplo, se os antropólogos desenvolveram uma teoria sociológica que pudessem reivindicar como sua, essa foi a teoria do parentesco (Kuper, Adam. 2002. Cultura a visão dos antropólogos. Bauru: EDUSC.p. 171). O território, por sua vez, constitui uma espécie de âncora cultural, em relação ao qual e ao parentesco, os indivíduos e grupos engendram um sentimento compartilhado de pertinência que forma o núcleo duro da sua identidade, seja social, seja étnica. A acepção sob a qual a noção de território é utilizada, engloba, combinada e relacionalmente, as noções de parentesco e identidade. As representações sociais, por sua vez, figurarão como objetos privilegiados da investigação, juntamente com as interações. É, precisamente, a sua reunião com as interações do campo social que especifica o uso do conceito, para designar as crenças e as normas que conferem articulação simbólica à constituição do liame social e à formação das identidades.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 

Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.

Financiador(es): PIBIC/CNPQ - Bolsa.

2005 - Atual
Construções identitárias, patrimonialização do religioso e redes internacionais. Abordagem Comparativa sul do Benim/Bahia-Brasil

Descrição: Fazer interagir a história na longa duração (o tráfico e as trocas culturais entre o sul do Benim e o Estado da Bahia), as constuções identitárias dos brasileiros Aguda e dos vodun non no Benim, do povo de santo do candomblé na Bahia e os processos de patrimonialização aos quais uns e outros têm recorrido dos dois lados do Atlântico, são os temas que o Projeto pretende desenvolver. A equipe pluridisciplinar que o desenvolve faz apelo aos recursos da antropologia, da história, da arqueologia e da museologia para apreender seus objetos. Através de pesquisas circunscritas, apoiando-se ao mesmo tempo sobre a coleta de dados atuais (pesquisas etnográficas, coleta de documentação administrativa, análise das polìticas públicas em termos de reabilitação, identificação material de bens móveis e imóveis, etc.) e mais antigas (análise minuciosa de arquivos, coleta de materiais arqueológicos), o programa de pesquisa busca fazer convergir materiais diversificados a fim de dar uma visão de conjunto das construções identitárias (com suas contrapartes de invenção e de retorno às tradições), dos processos transnacionais (que não datam de ontem, como mostra o último trabalho de Peel (J.D.Y. 2000, Religious Enconter and the Making of the Yoruba, Bloomington, Indiana University Press) sobre a fabricação dos yoruba , e dos processos de patrimonialização como sinais dos tempos, ou melhor, de nossa ordem do tempo.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador / Kadya Tall - Integrante / Luis Nicolau Parés - Integrante / Carlos Etchevarne - Integrante.

Financiador(es): Institut de Recherche pour le Développement - Cooperação.

2005 - Atual
Ideologia e Consciência de Gênero Feminino em um Contexto de Exposição Étnica: o caso da Reserva Paraguassu-Caramuru, sul do Estado da Bahia

Descrição: Examinar se, de fato, tem lugar uma inflexão étnica, operada pelos líderes masculinos, no âmbito da Reserva Paraguassu-Caramuru, e como ela repercute nos planos das relações conjugais e familiares, e, mais particularmente, na esfera da subjetividade feminina, com ênfase particular sobre a esfera reprodutiva, é o foco deste Projeto. Parte-se do suposto de que a significativa inflexão étnica parece resultar da ação vigilante dos líderes masculinos, que agiriam como givers of meaning para a etnicidade e se apresentariam, predominantemente, como guardiões da tradição e menos como produtores e vetores de mudança e modernidade ( Morin & d´Anglure 1997: 158).. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2004 - 2007
Índios Kiriri do Sertão Baiano Na Contemporaneidade: Etnicização do Discurso Xamânico?

Descrição: Projeto de pesquisa e capacitação científica e tecnológica: Índios Kiriri do sertão baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico? O objeto do projeto é o sistema xamanístico dos Índios Kiriri, o que requer também a inclusão dos domínios ritual e organização social e política. . 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . 

Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador / Leonardo Rangel dos Reis - Integrante / Sílvia Michele Lopes Macedo - Integrante / Cauê Salleh Freitas - Integrante / Sara Miranda Siqueira - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2004 - 2007
Memória e Representaçôes em Três Registros. Trânsito entre Antropologia Histórica e Antropologia Social nos Âmbitos do FUNDOCIN e do PINEB

Descrição: O Projeto MEMÓRIA E REPRESENTAÇÔES EM TRÊS REGISTROS, que, desdobrado em três sub-projetos, caracteriza-se por ser, de fato, um projeto integrado, que se nutre, simultaneamente, do acervo documental do FUNDOCIN e do acervo etnológico produzido no PINEB, ao longo dos ´32 anos de criação desse último. De fato, os três subprojetos resultam, integradamente, do amadurecimento da reflexão empreendida nos três contextos etnográficos sobre os quais incidem norte, recôncavo/sul da Bahia e extremo-sul baiano e onde, justamente, tem se concentrado o maior número de investigações desenvolvidas no âmbito do PINEB. Os conceitos de memória e representações, tais como referidos acima, enfocados, específica e relacionalmente, sobre a identidade (étnica), o xamanismo e o território, operarão como conceitos mediadores, mediante os quais julga-se possível obter significativo rendimento analítico. Em dois desses contextos etnográficos recôncavo/sul e extremo-sul há duas testemunhas privilegiadas através das quais se afigura possível atingir os objetivos, sem, todavia, deixar de apelar para outros informantes que venham a ser identificados nos contextos de interação. Quase por definição, como sublinha Kansteiner, essas abordagens pagam tributo e respeitam a energia criativa de indivíduos específicos. Em que pese as suas diferenças, a abordagem que focaliza sobre as formações culturais e aquela que incide sobre a agência não têm sido tratadas como mutuamente exclusivas no âmbito dos estudos de memória (Kansteiner 2002: 196), e se afiguram como as mais adequadas para o desenvolvimento do Projeto.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . 


Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.

2003 - Atual
Projeto Integrado

Descrição: Projeto Integrado CNPq - Fundo de Documentação Histórica Manuscrita sobre Índios da Bahia - FUNDOCIN (mediante bolsa PQ, At e IC). O projeto dedica-se à recolha, desde 1995, de documentação concernente aos índios da Bahia, em arquivos nacionais e estrangeiros. . 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . 

Integrantes: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador / Pedro Manuel Agostinho da Silva - Integrante / Jurema Machado Andrade de Souza - Integrante / Sheila dos Santos Brasileiro - Integrante / Edwin Reesink - Integrante / Sandra Simone Queiroz Morais Pacheco - Integrante / Cauê Salleh Freitas - Integrante / Cloves Macedo - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5